Osasco recebe 1ª capacitação in loco do Projeto TeleAVC

Em 18 de agosto, o Hospital Regional de Osasco Dr. Vivaldo Martins Simões recebeu a primeira capacitação in loco (feita presencialmente) do Projeto TeleAVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele é uma iniciativa do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital). O PDI Saúde Digital é um programa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Acompanhe seu blog para novas informações.

O TeleAVC tem como proposta a qualificação do cuidado aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) na rede pública hospitalar por meio da telemedicina especializada em neurologia e tem como principal objetivo ampliar o acesso, em tempo oportuno, ao atendimento especializado em AVC agudo, conectando hospitais da rede estadual a uma central de especialistas em neurologia, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Seu aplicativo vai fazer a interface para conectar especialistas em neurologia do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo e Centro Replicador, em Ribeirão Preto (SP), às equipes multiprofissionais locais. O objetivo é utilizar a inovação e tecnologia para ampliar a avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com AVC, além de aperfeiçoar os protocolos das unidades de saúde.

Na ocasião, médicos, enfermeiros e demais profissionais do hospital foram reunidos, além de representantes do PDI e da SES-SP, para apresentação do projeto, alinhamento de expectativas e responsabilidades, validação de indicadores de serviço e revisão de fluxos e protocolos atuais de atendimento a pacientes com suspeita de AVC.

 

Evento englobou conquistas, pilares e aula de protocolos

Representando a equipe do TeleAVC, Rubens Jonatha dos Santos Ferreira, foi o responsável pela abertura do encontro; ele apresentou a estrutura do programa, números já obtidos pelo PDI e a visão de implantação e pilares do modelo. 

Em seguida, Marcele Schettini, neurologista vascular e coordenadora médica de capacitação do TeleAVC, conduziu uma aula de sensibilização e protocolos sobre o AVC, destacando a urgência no diagnóstico e tratamento, os protocolos clínicos, o uso de plataformas digitais de teleinterconsulta e os modelos de capacitação previstos.

Na sequência, foi feita uma uma visita operacional para mapear o fluxo de atendimento do paciente com AVC, passando pelo Pronto-Socorro, Sala de Emergência e setor de Diagnóstico de Imagem, com o objetivo de validar a estrutura e o funcionamento local.

 

Previsão de capacitar 15 hospitais até o fim do ano

O Hospital Regional de Osasco Dr. Vivaldo Martins Simões foi o primeiro serviço capacitado em TeleAVC, seguido pelo Conjunto Hospitalar Mandaqui e o Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos na Grande São Paulo. A previsão é realizar capacitações também “in loco” em mais seis endereços até o fim de agosto – Hospital Regional Sul, Hospital e Maternidade Santa Isabel (Jaboticabal), Santa Casa de Franca, Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Santa Casa de Olímpia e Hospital Regional de Bebedouro; chegando a 15 serviços até o final do ano.

O TeleAVC integra as ações de modernização da saúde pública ao oferecer, por meio da telemedicina, a conexão entre especialistas e profissionais das unidades locais. Essa articulação possibilita diagnósticos mais rápidos e intervenções precoces em casos de suspeita de AVC, além de garantir maior difusão de protocolos clínicos e elevar a qualidade do atendimento em diversas regiões do estado.

Acompanhe a atualização deste modelo no blog do PDI Saúde Digital.