Aulas síncronas multimodelos fortalecem a Capacitação

O programa estruturante Capacitações, parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), oferece diversos modelos de treinamento aos profissionais das unidades participantes de sua estrutura, seja Unidade Básica de Saúde (UBS), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Unidade Prisional (UP) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde janeiro, o programa passou a incluir em sua oferta aulas síncronas multimodelos, que têm contribuído que para o fortalecimento das competências e da atuação dos profissionais envolvidos. 

Elas compreendem espaços formativos transversais que reúnem todas as iniciativas do projeto em um mesmo ambiente de aprendizagem coletivo. Para compreender esse novo formato de aula, portanto, é preciso entender os demais modelos de treinamento originalmente oferecidos:

  • Aulas síncronas mensais: encontros ao vivo e online voltados para os temas específicos de cada modelo; 
  • Aulas assíncronas: online gravadas, que permitem o estudo no próprio ritmo sobre os conteúdos fundamentais de cada frente; 
  • Visitas in loco: encontros presenciais nas unidades voltados para a formação, o mapeamento, o acompanhamento e o fortalecimento das práticas locais;
  • Atividades transversais: complementando essa estrutura, elas integram todos os modelos, como os cursos assíncronos estruturantes, com temas comuns à saúde digital e gestão, e, agora, as aulas síncronas multimodelos.

 

Características das aulas síncronas multimodelos

Criadas com o objetivo de fortalecer o alinhamento entre diferentes frentes de atuação, essas aulas promovem a integração entre os níveis de atenção à saúde, o fortalecimento do senso coletivo, o sentimento de pertencimento entre os profissionais envolvidos e a compreensão ampliada da magnitude do projeto e do impacto da transformação digital na saúde pública.

Mais do que aprendizagem, essas formações representam uma oportunidade estratégica para fomentar reflexões interdisciplinares e interinstitucionais, reforçando a conexão entre teoria e prática nos diversos contextos de atuação. 

As aulas síncronas multimodelos são realizadas aproximadamente a cada quatro meses com temas definidos de forma participativa, baseados em sugestões de profissionais assistenciais e gestores dos municípios parceiros, nas observações colhidas durante os workshops de Capacitação e nas demandas comuns identificadas nas regiões de atuação do projeto.

Com ampla abordagem, os temas trabalhados até então foram “Articulação do Cuidado e Mapeamento da Rede”, em janeiro; “Desmistificando os Cuidados Paliativos”, em abril; e “Gestão de Conflitos”, em julho – esta abordou a importância de tratar essa questão no ambiente de trabalho, os principais fatores que contribuem para o surgimento de conflitos nas equipes e estratégias para lidar com essas situações de maneira saudável e produtiva. 

 

Formato inovador fortalece aprendizagem

A primeira aula, aplicada em janeiro, foi pioneira, visto que foi a primeira vez que todas as iniciativas disponíveis foram conectadas na mesma sessão.

A continuidade dessas formações demonstra o compromisso do projeto em promover uma capacitação que ultrapassa os limites de cada modelo, incentivando o diálogo entre diferentes áreas e fortalecendo uma cultura de cuidado mais integrada, centrada no paciente, colaborativa e alinhada aos desafios da saúde digital.

E a iniciativa tem sido muito bem recebida! Já registrou 529 participações e a presença de 102 unidades de saúde; a pesquisa de satisfação alcançou nota 93 do máximo de 100, refletindo o envolvimento e a qualidade da experiência vivida por todos os participantes.

O PDI Saúde Digital é um programa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Acompanhe seu blog para novas informações.

 

Conheça os detalhes operacionais da Capacitação

Veja como ela funciona, a estrutura de que necessita e os benefícios que proporciona a todos os modelos que envolvem telessaúde: