TeleAPS

TeleAPS

O que é? 

O modelo assistencial TeleAPS (Atenção Primária à Saúde) é uma solução de telemedicina que amplia o acesso à atenção primária, minimizando o risco da evolução de doenças e sobrecarga de outros níveis de atenção. 

Médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade realizam teleatendimentos nas UBS, a partir do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do HCFMUSP, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e fortalecer as equipes de Saúde da Família (ESF) no Estado de São Paulo. O projeto envolve teleconsultas, teleinterconsultas, teleconsultorias, capacitações e monitoramento de indicadores, com a meta de transferir todo o conhecimento à SES/SP ao término dos 36 meses. Todas as atividades são registradas no prontuário eletrônico (PEC e-SUS).

A inovação transcende as barreiras geográficas e oferece alternativas para populações em áreas remotas ou com dificuldade de locomoção. Ao mesmo tempo, investe na capacitação de equipes multiprofissionais, elevando a qualidade do atendimento local. 

Entendendo a rotina 

  • Triagem: o paciente é acolhido na UBS, com ou sem agendamento, e passa por uma avaliação de necessidades. Se estiver dentro dos critérios do programa, é encaminhado para uma sala específica de teleatendimento;
  • Teleconsulta: realizada pelo médico especialista do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo responsável pela unidade; 
  • Pós-consulta: A equipe da UBS orienta o paciente sobre os próximos passos, prescrição de medicamentos, realização de exames e entrega de documentos, se necessário.
  • Exceções: Quando indicado, são utilizados tablets para Atendimento Domiciliar Digital (ADD), garantindo o acesso de pacientes com dificuldade de acesso à UBS.

Rotina de Teleinterconsulta: 

  • Discussão de casos entre médicos para apoiar o tratamento do paciente, com ou sem a presença do paciente.
  • Rotina de Teleconsultoria: 

  • Discussão sobre casos clínicos e processos da UBS.

    Quais os ganhos esperados? 
  • Ampliação do acesso à Atenção Primária, especialmente para pacientes crônicos e populações em situações de vulnerabilidade.
  • Detecção precoce, tratamento oportuno e redução de complicações.
  • Fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e qualificação das equipes.
  • Apoio às ações de prevenção e promoção da saúde.
  • Oferta de 12 horas semanais de teleatendimentos, incluindo testagem do modelo de Atendimento Domiciliar Digital.
  • Oferecer capacitações continuamente para aprimorar o desempenho das equipes locais.

Perspectivas

Ao todo, o projeto contempla 60 UBS em 60 municípios diferentes, contemplando as 17 DRS do estado de São Paulo.