PA Digital

PA Digital

O que é? 

O modelo assistencial Pronto-Atendimento Digital (PA Digital) é uma solução de telemedicina que oferece suporte remoto de urgências de baixa complexidade, reduzindo o tempo para atendimento e minimizando a sobrecarga em serviços presenciais.

Médicos emergencistas do HCFMUSP avaliam por teleconsulta pacientes com queixas agudas (não urgentes). 

O paciente poderá realizar a consulta médica sem sair de casa, utilizando um aplicativo gratuito para dispositivos móveis. As teleconsultas estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo atendimento médico a qualquer hora e lugar.

 

Entendendo a rotina 

  • Pelo aplicativo, o paciente realizará uma triagem por meio de um chatbot com inteligência artificial. Utilizando protocolos desenvolvidos por médicos emergencistas, o sistema identificará se o caso se enquadra como urgência de baixa complexidade. Se for elegível, o paciente será encaminhado para uma teleconsulta com um médico emergencista, que poderá prescrever medicamentos, emitir atestados ou encaminhar para atendimento presencial, caso necessário.

Quais os ganhos esperados? 

  • Agilizar o atendimento de urgências de baixa complexidade, especialmente para pacientes que não deveriam estar aguardando em filas presenciais;
  • Garantir acesso a teleconsultas com médicos emergencistas nas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de deslocamento do doente;
  • Evitar a sobrecarga em pronto-socorros (PS) presenciais;
  • Redirecionar os profissionais locais para focar em pacientes crônicos e mais graves, que necessitam de acompanhamento contínuo e presencial;
  • Implementar um aplicativo que integre e facilite o acesso ao cuidado de emergência no SUS paulista; 
  • Impulsionar a transformação digital: modernizar o SUS por meio de novos fluxos e processos baseados em tecnologia.

Perspectivas

Na fase inicial, o teleatendimento do PA Digital será disponibilizado em regiões previamente definidas, com o objetivo de validar a inovação. Após esse período, a expectativa é expandir as teleconsultas voltadas a pacientes com queixas agudas de baixa complexidade para todo o Estado de São Paulo.