O TeleSAP, lançado em junho de 2024, está transformando a oferta de saúde para a população privada de liberdade. Ele é parte do PDI Saúde Digital – um programa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Acompanhe seu blog para novas informações.
Esse teleatendimento é conduzido pelos Médicos de Saúde da Família e Comunidade, que são o coração deste CUIDADO humanizado.
Esses profissionais são a base da atenção primária e estão FOCADOS no cuidado integral, contínuo e centrado na pessoa. Profissionais generalistas, cujo papel é fundamental para construir um sistema de saúde robusto e humanizado.
Em maio de 2025, o TeleSAP une forças ao AME+ Digital, e cria a jornada de teleatendimento 100% digital com médicos especialistas.
Atualmente, o TeleSAP e o AME + Digital cobrem 11 especialidades médicas: Cardiologia, Infectologia, Neurologia, Ortopedia, Dermatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia e Urologia. O sucesso desse programa é notável.
Em apenas três meses, temos 52 Unidades de Execução Penal (UEP) em operação, e a efetividade é impressionante: 88,8% dos casos foram resolvidos digitalmente, sem a necessidade de encaminhamento para urgências ou consultas presenciais. Isso significa mais agilidade, menos burocracia e um cuidado de saúde mais rápido para quem mais precisa.
A iniciativa do TeleSAP, além de ampliar o acesso, demonstra sustentabilidade plena.
Ao otimizar recursos do Estado, ela reduz:
- custos com transporte, escolta e frota;
- diminui a emissão de poluentes no meio ambiente, enquanto;
- amplia o acesso à saúde e melhora a qualidade de vida da população privada de liberdade.
Satisfação total e futuro promissor
A satisfação do público atendido alcançou 100% no índice NPS (Net Promoter Score), uma métrica que mede a probabilidade de recomendação. Isso mostra que o modelo não só funciona, mas também é bem recebido pelos pacientes.
E a expansão continua: até o final de setembro, o número de unidades em operação chegará a 68.
Os números do TeleSAP são de impressionar:
- 32.709 atendimentos realizados;
- 22.802 pacientes atendidos;
- 88,8% de resolutividade.
Esse é um novo futuro para a saúde no sistema prisional, construído com respeito e dignidade.
Todos os desdobramentos dos modelos serão divulgados pelo PDI Saúde Digital – acompanhe o blog da iniciativa.