Ferramenta digital coleta a opinião de pacientes por SMS ou e-email
O Governo de São Paulo implementou uma ferramenta digital para aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), que permite ouvir diretamente os pacientes e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
A adoção da escuta ativa busca coletar a opinião dos pacientes após o atendimento em unidades do SUS. A novidade é um passo significativo na humanização do atendimento e melhoria contínua dos serviços de saúde, já que os usuários poderão avaliar o atendimento recebido e compartilhar suas impressões diretamente com a gestão.
Conforme divulgado pela própria Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a iniciativa foi lançada em abril, em um hospital de Santos, e será progressivamente estendida a demais serviços e cidades. A previsão é que, nos próximos meses, a SES-SP implante a ferramenta em todas as suas unidades, e que essa prestação de serviço englobe todos os tipos de atendimento.
Os resultados coletados serão verificados por sua Ouvidoria e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente. O objetivo da atividade é coletar críticas, sugestões e avaliações de forma simples, segura e acessível.
Como funciona
A escuta é prática e acessível: depois de passar por consulta ou procedimento, o paciente recebe um link por SMS ou e-mail, direcionando para um formulário eletrônico.
Inicialmente, ele recebe a mensagem com seus dados cadastrados – nome, data de alta e local onde foi atendido – e é convidado a confirmar as informações para depois iniciar a avaliação. Nessa etapa, ele pode dar nota ao atendimento pelo qual passou, registrar elogios ou fazer sugestões e críticas. Caso indique que houve qualquer tipo de cobrança, é encaminhado à Ouvidoria para denunciar tal ocorrência.
Com essa coleta de opiniões, o Governo poderá melhorar o relacionamento entre profissionais de saúde e pacientes e elevar os padrões de atendimento. Essa abordagem também reforça o compromisso do Estado com o uso da tecnologia como aliada na promoção de uma saúde pública eficiente e centrada na população.